sexta-feira, 8 de julho de 2016

O que são problema de aprendizagem

Os problemas de aprendizagem refere-se a situações difíceis enfrentadas pela criança normal e pela criança com o desvio do quadro normal mais com expectativas de aprendizagens (alunos multirrepetentes.)

Segundo J.Paz 5, "podemos considerar o problema de aprendizagem como um sintoma, no sentido de que o não-aprender não configura um quadro permanente, mais ingressa numa constelação peculiar de comportamentos, nos quais se destaca com sinal de descompensação."

Pela intensidade com que se apresentam os sintomas e comportamentos infantis, pela duração que eles tem na vida escolar e pal participação do lar e da escola nos processos problemáticos, fica difícil para o professor diferenciar um distúrbio de um problema de aprendizagem.

Além disso, os autores que se dedicam a esse assunto usam os termos problema e distúrbio de maneira indiscriminada. Portanto, estabelecer claramente os limites que separam "problemas" de aprendizagem dos chamados "distúrbios" de aprendizagem é uma tarefa muito complicada, que fica a critério do especialista na área em que a deficiência se apresenta.

Distúrbios de Matemática

Distúrbios de Matemática



A matemática é uma linguagem expressa através de símbolos. Assim sendo, cabe abordar aqui as dificuldades dos alunos que não conseguem compreender instruções e enunciados matemáticos, bem como as operações aritméticas, pois é necessário que eles superem as dificuldades de leitura e escrita antes de poderem resolver as questões matemáticas que lhes são propostas.


A dificuldade de aprender matemática pode ter várias causas: Pedagógicas, Capacidade Intelectual Limitada e Disfunções do Sistema Nervoso Central. Essas desordens tem sido considerada como forma de discalculia.


Referências: Livro Problema de Aprendizagem de Elisabete da Assunção José e Maria Teresa de Coelho


terça-feira, 5 de julho de 2016

Métodos para auxilio de pessoas com discalculia

 
Existem métodos que podem facilitar a vida dessas pessoas quando necessitam da matemática. Tabuada, calculadora, cadernos quadriculados e elaboração de exercícios e provas com enunciados mais claros e diretos. Faz parte de algumas soluções para  melhorar o desempenho do aluno na sala de aula, e ainda pode estimular o indivíduo passando trabalhos de casa com exercícios repetitivos e cumulativos.

segunda-feira, 4 de julho de 2016

Tipos de discalculia:
 
  • O portador da discalculia comete diversos erros na solução de problema verbais, nas habilidades de contagem, nas habilidades de contagem, nas habilidades computacionais, na compreensão dos números.
  • Kocs (1974, como citado em Munro, 2003) classificou a discalculia em seis subtipos, podendo ocorrer em combinações diferentes e com outros transtornos: 
  • 1 - Discalculia verbal: dificuldade para nomear quantidades matemáticas, os números, os termos, os símbolos e as relações;
  • 2 - Disclaculia practognóstica: dificuldade para enumerar, comparar e manipular objetos reais ou em imagens matematicamente;
  • 3 - Discalculia léxica: dificuldade na leitura de símbolos matemáticos;
  • 4 - Discalculia gráfica: dificuldade na escrita de símbolos matemáticos;
  • 5 - Discalculia ideognóstica: dificuldade em fazer operações mentais e na compreensão de conceitos matemáticos;
  • 6 - Discalculia operacional: dificuldade na execução de operações e cálculos numéricos.



Referência Bibliográfica:
Munro, J. (2003). Dyscalculia: A unifying concept in understanding mathematics learning disabilities. Journal of Learning Desabilites, 8(4), 1-13.

CONHECENDO A DISCALCULIA

(do grego dýs+calculare, dificuldade ao calcular) é definido como uma desordem neurológica específica que afeta a habilidade de uma pessoa de compreender e manipular números. Para ser classificada como discalculia não pode ser causada por problemas na visão e/ou audição. O termo discalculia é usado frequentemente ao consultar especificamente à inabilidade de executar operações matemáticas ou aritméticas, mas é definido por alguns profissionais educacionais como uma inabilidade mais fundamental para conceitualizar números como um conceito abstrato de quantidades comparativas.

Não confundir com acalculia, que se refere a perda da capacidade de calcular causada por danos neurológicos.



Normalmente, crianças e qualquer outra pessoa que possui tal distúrbio apresentam sinais como dificuldade com tabuadas, ordens numéricas, dificuldades em posicionar os números em folha de papel, dificuldade em somar, subtrair, multiplicar e dividir, dificuldade em memorizar cálculos e fórmulas, dificuldade em distinguir os símbolos matemáticos, dificuldade em compreender os termos utilizados. 


Algumas das dificuldades ainda existentes em pessoas com discalculia é também caracterizada na dislexia, distúrbio que apresenta dificuldade em ler, escrever e soletrar, pois a pessoa com necessidade educativa especial possui dificuldade em interpretar o enunciado dos exercícios e dos conceitos matemáticos. 
A discalculia já pode ser notada a partir da pré-escola, quando a criança tende a ter dificuldades em compreender os termos já utilizados, como igual, diferente, porém somente após a introdução de símbolos e conceitos mais específicos é que o problema se acentua e sim já pode ser diagnosticado.